17 setembro 2014

Compulsão por compras: o que seu cabelo tem a ver com isso?

Virar uma consumista por produtos capilares é muito fácil nos dias de hoje. Com lançamentos a cada semana e novas resenhas de produtos que prometem um efeito fantástico, somos bombardeados o tempo todo com informação. Acontece que toda essa informação pode causar confusão, nos fazendo testar vários produtos freneticamente: escovas, máscara de tratamento, shampoos, condicionadores, finalizadores... É tanta coisa que falta lugar para pôr tudo. Falta tempo para usar todos os produtos e muitos acabam encostados na prateleira de casa. Para evitar cair nessa armadilha de consumir mais do que precisa - ou o que não precisa -, aqui vão algumas dicas para construir o seu arsenal de produtos sem estourar o orçamento.

Entenda o que o seu cabelo precisa

Muitas vezes as compras em excesso acontecem porque estamos tendo alguma dificuldade com o nosso cabelo, então compramos vários produtos esperando que algum deles vai resolver o problema. Antes de correr para a loja, tire um tempo para pensar o que está havendo. Se o seu cabelo está quebrando, primeiro você deve tentar descobrir porque ele está quebrando. Seu cabelo está seco? Ele está saturado de hidratação? Você abusou do calor do secador ou da chapinha? Primeiro determine o problema, então encontre a solução. A resposta pode ser um novo produto ou simplesmente a mudança nos seus hábitos capilares.

Teste amostras de produtos

O cabelo natural tem necessidades diferentes do cabelo processado quimicamente. Então a melhor forma de saber o que o seu cabelo natural gosta é... testando. Mas para salvar a sua carteira e sanidade teste amostras de produtos ou versões menores antes de comprar um produto caro que pode não funcionar. Existem várias formas de conseguir amostras de produtos. Se você vai a uma feira de cosméticos ou a um encontro, você pode voltar com uma sacola cheia de amostras. Os expositores podem ter amostras adicionais disponíveis. Você pode pedir online amostras gratuitas ou a custo de envio direto com o fabricante. Existem lojas especializadas em vender amostras ou que podem fazer um amostra sob demanda para você.

Confira seu estoque de produtos

Quando você entender as necessidades do seu cabelo e tiver testado amostras de produtos, confira seu estoque. Quais produtos funcionaram no seu cabelo? Quais não funcionaram? Você gosta de produtos mais consistentes? Existem ingredientes em particular que o seu cabelo gosta? Seu cabelo parece se dar bem com uma linha particular de produtos? Quais produtos não estão funcionando e por quê? Faça a você mesma essas perguntas. Então, munida com esse conhecimento, reabasteça o seu estoque.

Leia os primeiros cinco ingredientes

Voltemos as compras, aprofundando um pouco mais. Uma importante etapa ao adquirir novos produtos é ler os cinco primeiros ingredientes. Os cinco primeiros ingredientes representam os ativos chave do produto. Ao comprar observe se existem ingredientes comuns que o seu cabelo gosta ou não. Alguns ingredientes comuns incluem: manteiga de karité, babosa ou aloe vera, óleo de oliva, óleo de coco, glicerina vegetal, mel, óleo de abacate, óleo de rícino ou mamona, óleo de jojoba. Quando você está começando a aprender sobre o seu cabelo natural, é recomendável comprar os ingredientes puros. Isso vai lhe ajudar a descobrir quais ingredientes funcionam bem no seu cabelo. Se eles não funcionarem, tem várias outras utilidades. Você pode usar alguns desses ingredientes na sua pele ou mesmo para cozinhar. De qualquer modo, você não perde nada.

Participe de trocas de produtos

Então o que fazer todos os produtos que você já acumulou e não gostou? Participe de uma troca de produtos. Você pode trocar informalmente com amigos e parentes ou participar de um encontro local na sua cidade. Só porque um produto não funcionou com você isso não significa que ele não presta. Ele apenas não serviu para o que você queria em particular. Se trocar produtos não é uma opção viável pra você no momento não esqueça que alguns vendedores aceitam devoluções. Então antes de comprar pergunte sobre a política de devoluções da loja.

Exagerei, e agora?

Tome uma resolução: utilizar os produtos que tem até o final antes de adquirir novos. Se os produtos que você tem funcionam bem e não estão perto de acabar porque consumir mais? Se aquele produto não funcionou mude a forma de uso, utilize junto a outro, misture algum ingrediente que faça ele funcionar melhor, as possibilidades são infinitas.

Desapegue

Você pode doar o produto que não vai mais usar para instituições de caridade que aceitem doações de produtos de higiene pessoal ou cosméticos de uso comum, desde que os produtos estejam dentro da validade e boas condições de uso.
Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário