14 setembro 2014

Devo evitar derivados de petróleo nos cosméticos capilares?

Google Imagens - blog.straightnorth.com

Você já ouviu falar de produtos liberados? Alguém já lhe disse que derivados de petróleo fazem mal para o cabelo? E sobre low poo ou no poo? Se você está confusa com tanta informação e já pensa no que fazer com seus produtos proibidos, Keep Calm e acompanhe o post.

Derivados de petróleo e shampoo

Cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais secos. Isso se deve tanto pelo fato de a oleosidade do couro cabeludo não chegar ao comprimento - por causa das curvas -, quanto pela função evolutiva de perder água mais rapidamente para manter nossa cabeça e cérebro numa temperatura segura. Dessa forma, os shampoos comuns acabam deixando nosso cabelo ainda mais seco e frágil, pois lembrem, ele já é por natureza mais seco. Mas o que os derivados de petróleo tem a ver com isso? É simples: eliminando o uso deles, podemos usar shampoos mais suaves, os chamados shampoos sem sulfato, aderindo a rotina low poo. Podemos até deixar de usar shampoo obrigatoriamente a cada lavagem. Não é que os derivados de petróleo são a treva pura e simplesmente, o que é a treva é remover os resíduos deixados por eles em nossos cabelos. Mas então porque são usados nos cosméticos? Porque são baratos e atuam como eficientes seladores. E toda hidratação que puder ser mantida nos nossos cabelos crespos é bem vinda. O problema é quando a hidratação sequer penetra as cutículas por causa da barreira "seladora" dos derivados de petróleo.

Tá mais calminha agora? Então, segue o resumão:

  • se seu cabelo vai bem, não se preocupe com isso;
  • se seu cabelo se "acostuma" com os produtos que antes funcionavam, talvez você precise de uma limpeza caprichada com um shampoo anti-residuos ou de limpeza profunda para remover o acúmulo de resíduos periodicamente;
  • se você sente que seu cabelo fica muito seco após lavar com shampoo, então talvez o low poo ou no poo seja a sua solução, e aí a primeira coisa a observar nos condicionadores, máscaras e cremes para pentear são os derivados de petróleo.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário